Sobre nós

Somos um produtor artesanal de cafés de especialidade (Specialty Coffee), dedicado a oferecer aos portugueses a qualidade e diversidade de bebidas de café: do espresso ao pour over, do french press ao cold brew.

Aqui começa a arte de cada barista, sendo certo que há um mundo para além da bica. Artesanal, sem pressas, com brio e paixão. 

Bem-vindos à Vernazza!


Somos um pequeno - mas orgulhoso - torrefactor de café artesanal. A descrição correcta seria torra artesanal de café de especialidade (specialty coffee), mas talvez à boleia das cervejas artesanais e da imprensa, o termo café artesanal foi o que vingou. Quer isto dizer que o nosso café é feito a partir dos melhores lotes de café verde arábica, provenientes de pequenos produtores da América Latina e África, e é cultivado de forma responsável. É torrado por nós manualmente e em pequenas quantidades. Assim, garantimos uma riqueza de aromas e sabores que de outra forma seria impossível. Mas ainda há muito para contar...

Como tudo começou...


A nossa história começa em 2013, numa coffee shop em Munique, onde conhecemos a realidade do specialty coffee. Aqui provámos os nossos primeiros cafés de especialidade, e assistimos a todo o processo produtivo, que vai da torra manual à extracção por parte do barista. Pareceu-nos desde logo claro, que tínhamos de trazer para Portugal esta tendência que se começava a impor no resto da Europa, Estados Unidos e Austrália.

Após vários meses de brainstorming, muito café bebido, e ainda mais horas sem dormir, decidimos mudar o rumo das nossas vidas em 180º - nasce a Vernazza Coffee Roasters.

Mãos à obra!


Para iniciar esta nova aventura havia todo um novo mundo para conhecer antes de estarmos preparados. O primeiro passo foi a formação certificada pela SCA (Specialty Coffee Association), em Trieste e Londres, escolas onde ainda hoje nos recebem regularmente.

Chegava assim o tempo de colocar as mãos na massa! ​Para que o nosso projecto fizesse sentido, precisávamos de identificar os produtores de café que respeitassem os nossos valores pessoais: qualidade superior, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social​, e com quem pudéssemos estabelecer uma relação de longo prazo. 

​Com os primeiros sacos de café, começam as primeiras torras. Desde o início que tínhamos um objectivo em mente: trazer o que de melhor se faz em café de especialidade no mundo para Portugal. Optámos por desenvolver um blend de grãos arábica, destinado a ser extraído em espresso, que respeitasse os nossos princípios, mantendo porém as características mais apreciadas no nosso canto da Europa: creme, corpo e persistência. Ao nosso original Signature Blend, junta-se uma gama de single origins, que podem ser extraídos quer em espresso, quer em filtro, sendo torrados de acordo com a sua finalidade.

Todos os cafés que entram na nossa fábrica, são analisados e estudados pelo nosso mestre torrador, de modo a criar um perfil de torra que aproveite ao máximo os sabores e aromas que cada origem é capaz de oferecer. Este especialista está sempre presente, e acompanha a evolução do café no nosso torrador de ferro forjado, até chegar o momento ideal para terminar o processo. 

​Este método de trabalhar o café "por medida",        a​través deste método artesanal e minucioso de selecção, torra, prova e acerto​, repetido uma e outra vez, tem o objectivo de fazer um café melhor a cada dia que passa. Só assim conseguimos desenvolver os sabores e aromas que o specialty coffee é capaz de proporcionar.

Cafés de Especialidade de torra artesanal e em pequenas quantidades. Vernazza: Specialty Coffee, sem pressas, com brio e paixão. Venham provar!